8 de setembro de 2010

Arte - dobraduras: gato, elefante, pinheiro, copo, sapo e peixe.

Vejam que dobraduras lindas para vocês trabalharem com seus alunos. Na verdade a palavra certa para este tipo de atividade é origami,  uma palavra relacionada à cultura e às festas japonesas, que denomina a arte de dobrar papéis, atribuindo-lhes as mais diversas formas. As crianças com idade entre quatro e seis anos desenvolvem dobraduras que exigem no máximo quatro ou cinco movimentos. Os primeiros devem ser o de dobrar um papel ao meio, abri-lo e depois novamente dobrar ao meio. Dobrar na diagonal também é importante.
O melhor papel para trabalhar com dobradura é o papel espelho, que tem um lado branco e outro colorido. Com a prática e usando a criatividade, além do papel e da cola, poderão ser utilizados materiais diferentes como papéis de revista, papéis desenhados, purpurinas, retalhos de tecido, fitas, tudo para produzir diversos efeitos e formas. 
É interessante que o professor esteja, a todo instante, conversando com a criança sobre o que ela está fazendo, incentivando-a a ilustrar histórias, decorar ambientes, tornando a dobradura uma técnica atraente e divertida.

Seguem algumas atividades passo a passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

*
*
*
*
*
contact form faq verification image

Email forms generated by 123ContactForm