30 de agosto de 2010

Literatura - Pedro e o Lobo

UM CONTO DE FADAS COM MÚSICA
Pedro e o Lobo é uma estória criada em 1936 por Sergei Prokofiev, para ensinar crianças sobre diferenças de instrumentos musicais. Na estória, cada personagem é representado por um ou instrumento diferente.
A HISTÓRIA EM TEXTO:
Pedro é um garoto que vive com o seu avô no campo russo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, o pato aproveita a oportunidade para ir nadar à lagoa. Começa a discutir com um pequeno pássaro (“Que tipo de pássaro é você, se você não pode voar?” - “Que tipo de pássaro é você, se você não pode nadar?”). O gato de Pedro aparece de repente e o pássaro (advertido por Pedro) voa para uma árvore alta.
O avô rabugento de Pedro tra-lo de volta para o jardim e fecha a porta no caso de algum lobo vir. Pouco depois “um grande, lobo cinzento” sai do bosque. O gato sobe pela árvore, mas o pato, que saiu da lagoa, é engolido pelo lobo.
Pedro vai buscar uma corda e passa por cima da parede do jardim para à árvore. Pede ao pássaro que voe em torno da cabeça do lobo, enquanto ele baixa uma corda para prender o lobo pela cauda.
Os caçadores saem dos bosques e disparam no lobo, mas Pedro pára-os. Todos levam o lobo ao jardim zoológico em uma procissão triunfante. No fim pode-se ouvir o pato dizer "quack" no estômago do lobo, “porque o lobo tinha-o engolido vivo.”
Em algumas versões, o pato sai do lobo enquanto este está pendurando da corda. Junta-se então a todos para levar o lobo para o jardim zoológico.
HISTÓRIA EM DESENHO:
Ilustrações criadas por Renato Moriconi para compor a narrtiva do musical infantil “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev:







VÍDEO-HISTÓRIA 1 E 2
  
LITERATURA:
Esta obra de literatura, de Maria João Lopo de Carvalho, está linkada com a história de "Pedro e o lobo" e poderá colaborar para desenvolver nas crianças o gosto pela leitura do livro infantil, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades imaginativas e criativas e incutindo hábitos de leitura.
SINOPSE
Porque é que não existem animais do jardim zoológico na quinta, animais da quinta em casa e animais domésticos no jardim zoológico? Foi esta a brilhante ideia do João e do Miguel – trocar os animais de sítio!
A ovelha já devia estar cansada de falar sempre com ovelhas e carneiros e o tigre já tinha os pêlos em pé de conviver só com outros tigres… mas nem tudo correu às mil maravilhas! A cobra, o tigre, a ovelha, o peixe-dourado e o periquito mudaram mesmo de casa! Pobres animais…
PEDRO E O LOBO POR RITA LEE:
O álbum DE 2004 traz uma versão única da maravilhosa história infantil "Pedro e o Lobo", escrita por Sergei Prokofiev. Neste disco, o famoso conto de Prokofiev é narrado por Rita Lee. Com o seu talento, a cantora trazer para o CD um clima de aventura e diversão com a ajuda da Orquestra Nova Sinfonieta, regida pelo Maestro Roberto Tibiriçá. A capa, para facilitar a identificação, é esta:

Vejam flashes de uma apresentação realizada por uma escola, em Portugal, as quais podem inspirar a criação e apresentação num contexto maior com a arte que não a escola.



HISTÓRIA EM VÍDEO (DUBLADA)
PARTE I


PARTE II

PARTE III


PARA COMPLEMENTAR
Eis uma propaganda que apresenta um trabalho com animais e música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

*
*
*
*
*
contact form faq verification image

Email forms generated by 123ContactForm