20 de agosto de 2010

História Infantil - João e o Pé de Feijão.

Segue a História original de João e o pé de feijão para vocês trabalharem desde a Educação Infantil ao fundamental. Realizar extrapolação: Refletir com os alunos o que João fez para conseguir os objetos preciosos do gigante. Deixar bem claro que roubar, mesmo um gigante mal, é errado e traz péssimas consequências para quem realiza esta ação.



Seguem sugestões de vídeos, porém a história pode ser contada através do livro clássico, ou, o que é muito interessante: O BARALHO LITERÁRIO.
- Objetivo: Incentivar o hábito de leitura; identificar a sequência das histórias trabalhadas.

- Modo de fazer: Recorte retângulos de cartolina de cor clara e na quantidade que o professor decidir.
- Escolha quatro imagens, podem ser das sugeridas abaixo, recorte-as e cole no retângulo de cartolina estabelecendo a sequência que o professor quer trabalhar com a turma. Em outra cartela, escreva parte da história que aparece na gravura selecionada.
- Modo de jogar: misture as cartelas de uma ou várias histórias, conforme o nível da turma, e peça aos alunos que identifiquem a qual imagem pertence o texto da cartela.
Vejam algumas imagens que poderão ser usadas nesta atividade:



Esta História infantil a seguir, "João Feijão", tem relação com o História de "João e o pé de feijão". Fala sobre a germinação da semente do feijão e a autora desta obra é Sylvia Orthof. Uma graça!




Sugestão extra: Aproveite e faça a experiência da germinação dos feijõezinhos. As crianças vão amar!!!
A água e a luz são necessários à vida das plantas, poie elas os utilizam para fabricar o seu alimento. Nem todas as plantas necessitam da mesma quantidade de água, mas a maioria necessita da mesma quantidade de água e de luz abundante. No solo, existe água e outras substâncias que as plantas também utilizam para se alimentarem. Cada tipo de planta necessita de uma determinada temperatura para se desenvolver. As plantas podem nascer a partir de sementes. Para que elas nasçam, cresçam e se desenvolvam, necessitam de terra adubada, água, ar, luz e calor.

OBS.: Vejam na última foto abaixo como foi organizado o trabalho pela professora. Cada aluno tem seu nomeno seu vidro com a semente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

*
*
*
*
*
contact form faq verification image

Email forms generated by 123ContactForm