17 de maio de 2010

Gêneros textuais- Receitas Culinárias e bulas de Remédios.

Caros colegas professores,
eis uma atividade bem gostosa de se aplicar no ensino do Tipo Textual Injuntivo, Gêneros Textuais Receitas e Bulas. 

Claro que há a necessidade de adequar a mesma à faixa etária, grau de conhecimento dos alunos, etc. 

Como sugestão às séries mais avançadas do 4º e 5º ano indico a complementação do gênero regras de jogos, através de um resgate de brinquedos do tempo do vovô e da vovó, ou ainda, explorar o tema mais propício: COPA DO MUNDO.
Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa.
Conteúdo
Escuta, Produção oral e escrita.
Noções e características de Receitas culinárias e Bulas de remédios através de alguns textos;
Análise e comparação de textos semelhantes encontrados no nosso dia-a-dia, como: bulas de remédio, receitas culinárias, etc.
Objetivos
- Desenvolver a produção de textos com o gênero textual  em pauta.

- Aplicar corretamente a estrutura do Gênero receita na produção de texto.
- Reconhecer as características dos gêneros textuais bula e regras de jogos.
- Classsificar e agrupar bulas e receitas por afinidade.
- Desenvolver valores e atitudes socialmente corretas.
Anos
3ª série e 4º ano.
Tempo estimado
06 a 08 aulas
Material necessário
1 Cartolina, canetões, papel kraft (painel), revistas velhas, caderno do aluno para o registro das produções, lápis e borracha.
Atividade inicial
Solicite aos alunos que tragam de casa uma receita culinária do livro de receitas da mamãe e, também, uma bula de remédio.
1ª Etapa
Pedir aos alunos façam a leitura da receita trazida de casa para ir se habituando à sua estrutura. Fazer a leitura dos itens que compõem uma receita de remédios focando, principalmente a indicação, as contra- indicações, posologia, etc. Fazer uma comparação das estruturas nas semelhanças e diferenças entre os dois gêneros. Vá questionando os alunos se são de forma iguais, como os verbos se apresentam em uma e em outra (imperativo), para o quê  servem (função) estes gêneros, etc. Anote no quadro as conclusões dos alunos.  Complemente o texto das estruturas dos dois gêneros, revise, leia com os alunos e construa um cartaz para consulta dos alunos.
2ª Etapa
Inicie a fase com uma leitura do cartaz (feito no dia anterior) com as diferenças entre Receita e bula. Após a leitura e comentários, entregar a cópia de alguns dos vários textos de bula e de receitas trazidos pelos alunos para leitura e observação das características destes gêneros, como: apresentação, composição, informações ao paciente, indicações, posologia, efeitos colaterais, reações adversas e a validade nas bulas; ingredientes e modo de fazer, a forma de enumerar os ingredientes, o tempo ao forno e a temperatura, encontrados nas receitas.
Agrupem as bulas e receitas por afinidade em um painel de kraft:  analgésico, cólicas, rins, etc. e, das receitas o que é bolo, doces caseiro, pratos salgados, etc. e em seguida, os alunos vão procurar e recortar figuras para ilustrar o painel.
3ª Etapa
Agora entregue o texto “BALAS PARA O CRESCIMENTO” e junto com cada texto (se possível) uma bala com a cor característica (ou cartões nas cores da receita) que aproveitaremos para formação dos grupos (amarelos, vermelhos, azuis, etc. Peça que façam uma leitura silenciosa e na sequência trabalhe o desenvolvimento de atitudes e a criação de valores humanos, bem como, a análise linguística do texto conforme seu plano curricular. Incremente com a construção de jogos de memória, dominós e outros para a fixação do conteúdo apresentado.
4ª Etapa
Junte os alunos em grupo tornando a aprendizagem um momento descontraído e prazeroso em que o aluno se sinta motivado e adquira o conhecimento, questione e realize as atividades. Apresente o texto “RECEITA DE AMIZADE” e repita a ação anterior todos os passos verificando se os conhecimentos adquiridos. Proponha um combinado, valendo por um período de dias, para colaborarem com as atividades extras e didáticas, serem atenciosos, respeitarem-se uns aos outros, etc. Para quem já viu, pode ser feito ao final um cartaz com as ações que eles consideram “LEGAIS” e “ILEGAIS” na sala, no pátio, na escola, com os colegas...
5ª Etapa
Como atividade didática sequencial proponha uma produção de textos em grupo de dois ou três, trabalhando um a um os textos com o tema “PARA UMA ESCOLA IDEAL”; em seguida coloque outro tema “PARA SER UM BOM ESTUDANTE”; e “PARA SER UM AMIGO VERDADEIRO”; e por último “RECEITA PARA UMA VIDA FELIZ”. Durante cada produção, faça perguntas e colocações que possam contribuir na produção, dê dicas de ortografia, acentuação, pontuação e verbos. Em seguida pegue um ou mais textos para fazer a reescrita coletiva.
Proponha a troca de textos entre os grupos para leitura crítica (se está fácil de entender: coerência e coesão indicando as observações em uma folha anexada ao texto em pauta. Oriente o processo de revisão do texto através de leitura minuciosa e, a revisão final do texto, quando cada aluno deverá copiar em seu caderno. Repita a ação para todos os textos.  
OPÇÃO PARA TROCA DE UM DOS TEXTOS: Receitas para se viver bem, nos textos complementares.
6ª Etapa
Faça “O dia da receita” com os alunos propondo a receita: Gelatina fantasia e, combinar antes as tarefas que irão executar durante a atividade.
Ingredientes:
5 caixas de gelatina em pó sendo uma de uva, de limão, abacaxi e laranja.
1 lata de leite condensado e uma de creme de leite sem soro.
Modo de fazer:
Utilize água quente para dissolver as gelatinas separadamente, coloque-as em tigelas refratárias e leve à geladeira até que estejam bem durinhas.
Retire as tigelas de gelatina da geladeira e pique-as juntando tudo num pirex maior. Adicione o leite condensado e o creme de leite sem soro. Deixe gelar mais meia hora. Sirva em pratinhos de sobremesa.
Porções: 08 pessoas.
Chame a atenção dos alunos para seguir rigorosamente o modo de fazer  e a necessidade de conferir antecipadamente os ingredientes e seguir, passo a passo, de acordo com as instruções.
7ª Etapa
Organize um dia para expor as produções dos seus alunos na escola.
Avaliação
- Identificação dos gêneros receita e bula em exercícios aplicados;
- Aplicação dos conhecimentos em produções orais e escritas;
- Revisão e reescrita dos textos produzidos;
- Desenvolvimento de atitudes sociais positivas e absorção de valores humanos no dia a dia na sala de aula; - Colaboração e cooperação na construção das atividades;
- Interesse e participação;
Textos Complementares
BALAS PARA CRESCIMENTO

Apresentação: Balas coloridas.
Composição: Cada bala contém ingredientes com grandes doses de amizade, amor, beleza, caridade, esperança, fé, fraternidade, humildade, companheirismo e outras virtudes.
Informações ao paciente: Deve ser mantido ao alcance de crianças, velhos e adultos para ser usado sempre que necessário.
Indicações:
• Bala rosa – traz para você a simpatia das pessoas à sua volta.
• Bala branca – acalma a agitação e garante a paz.
• Bala vermelha – combate o desânimo.
• Bala verde – é vacina para quem estiver aborrecido e magoado.
• Bala amarela – ajuda a pensar na solução de problemas.
• Bala azul – acalma, reforça o bem-estar e o sossego.
Efeitos colaterais: Pode causar dependência.
Reações adversas: Durante o tratamento, o paciente poderá apresentar sintomas de bem-estar e verificar que está se tornando uma pessoa melhor.
Validade: Agora e sempre.
RECEITA DE AMIZADE
A amizade verdadeira é feita de:

Uma pitada de compreensão
Uma dose de críticas construtivas
Uma tonelada de valores concretos
E apoio mútuo a gosto.
Mexa bem (com o coração)
Leve ao fogo (da brincadeira)
Após pronta, ponha a cobertura de liberdade.
E a delicie ao sabor da vida.
RECEITA PARA SE VIVER BEM
Elogie 3 pessoas por dia

Tenha um aperto de mão firme
Olhe as pessoas nos olhos
Gaste menos do que ganha
Saiba perdoar a si e aos outros
Trate a todos assim como gostaria de ser tratado
Faça novos amigos
Saiba guardar segredos
Não adie uma alegria
Apreenda os que você ama com presentes inesperados
Aceite sempre uma mão estendida
Reconheça seus erros
Sorria, não custa nada, seu benefí¬cio não tem preço
Pague suas contas em dia
Não reze para pedir coisas, peça sabedoria e coragem
Dê às pessoas uma segunda chance
Não tome nenhuma medida quando estiver cansado
Respeite todas as coisas vivas
Dê o melhor de si no seu trabalho
Jamais prive uma pessoa de esperança
Pode ser que ela só tenha isso.
CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS PRESCRITIVOS OU INSTRUCIONAIS

• indica com precisão quais os procedimentos que o ser humano 
deverá seguir para a realização de algumas ações.

MODELOS

• Instruções escolares.


• Receitas culinárias.


• Regulamentos, códigos, normas: de jogo, de comportamento, etc.


• Instruções de manejo de materiais, aparelhos,etc.


• Instruções para realização de trabalhos manuais, etc.

Sugestão: com as turmas de 4º e 5º ano dá para acrescentar o gênero Copa do Mundo para trabalhar regras de jogos.
Sucesso para você!

3 comentários:

  1. amei muita criatividade e bom gosto

    ResponderExcluir
  2. Amei!!!!!!!! Parabéns pela dedicação!!!

    ResponderExcluir
  3. Voce professora esta de parabéns. suas ideias sao geniais!!!!

    ResponderExcluir

Entre em contato conosco

*
*
*
*
*
contact form faq verification image

Email forms generated by 123ContactForm