18 de maio de 2010

Gênero Textual - Propaganda - Folder, vídeo e cartaz.

Queridos colegas professores, este plano de aula foi desenvolvido por mim para trabalhar o Gênero Textual Propaganda. Espero que o ajude no seu trabalho.

Bloco de conteúdos
Língua Portuguesa
Objetivos
• Incentivar e criar o hábito da observação.
• Desenvolver o raciocínio, o olhar crítico e a criatividade a partir da propaganda;
• Observar as diversas formas de propaganda e motivar os alunos a criarem suas próprias;
• Descobrir talentos e estimular a leitura;
• Refletir sobre a linguagem utilizada no gênero das Propagandas.
• Produzir textos no gênero propaganda.
Conteúdos
• Leitura e manuseio de cartazes, folders, vídeos com propagandas antigas e atuais;
• Construção de um cartaz com a estrutura e formas de propaganda;
• Construção de cartaz gráfico sobre as formas de propagandas;
• Características das mensagens emitidas nas diversas propagandas em outdoor, cartazes e folderes;
• Construir cartazes e folderes, coletiva e individualmente, com senso crítico observando-se o propósito de uma propaganda e do seu formato;
Anos
4º ano
Tempo estimado
12 a 15 aulas
Material necessário
papel sulfite, canetinhas hidrográficas, lápis e borracha, lápis de cor e giz de cera, papel kraft, revistas velhas, tesouras.
Vídeos de propagandas antigas.
Desenvolvimento
1ª Etapa
Inicie a atividade questionando os alunos em qual mercado os pais fazem as compras. Por quê? Procure saber se é porque é próximo de casa ou se a escolha é feita com base nas propagandas em folhetos, na rádio ou TV. Procure sondar qual a propaganda que eles mais gostam e por que. Comente com eles a função de uma propaganda (mostrar o produto, ou parte dele, com o objetivo de vender), bem como, ela pode se apresenta na mídia: Vídeo na TV, gravação em áudio no rádio, pictórica como cartazes e outdoors, escrita - folderes, folhetos como os de mercados e farmácias.
Apresentar a eles pelo menos uma das propagandas em vídeo e em cartaz que fizeram sucesso e analisar juntamente com eles para saberem qual o motivo para tanto sucesso, se são diferentes das atuais, etc.
Entregar folhetos de vários mercados locais (ou não) e deixá-los manusear, observar as ofertas, comparar preços de produtos que eles gostam e outros. Fazer uma exploração em cima do folheto a partir do tamanho (hiper, super, mercado, etc.), símbolo e lema, quantidade de produtos em oferta... Questionar os alunos sobre as formas de pagamento, quais cartões que aceitam (ver no verso do jornal) e levantar algumas discussões voltadas para o meio ambiente, sobre o que havia no local do mercado antes de construir o prédio, se há reciclagem dos panfletos, transportes para o local, prazo de validade sobre os produtos, código de barra, etc. Em seguida explore os produtos questionando o que se vende por dúzia, por litro, por quilo e peça que façam um painel formando agrupamentos de produtos de limpeza, comestíveis, vestuários, calçados, bebidas, etc. Na sequência fazer análise linguística.
2ª Etapa
Agora trabalhe o conceito de propaganda - uma forma de comunicação que visa influenciar as emoções, atitudes, opiniões e ações de um público alvo especifico, com fins ideológicos, políticos ou comerciais, através da transmissão de mensagens de mão única (controle unilateral) verdadeiras ou parcialmente verdadeiras, através de canais diretos de massa e mídia.
"De forma neutra, propaganda é definida como forma propositada e sistemática de persuasão que visa influenciar com fins ideológicos, políticos ou comerciais, as emoções, atitudes, opiniões e ações de públicos-alvo através da transmissão controlada de informação parcial (que pode ou não ser factual) através de canais diretos e de mídia."
- Richard Alan Nelson, A Chronology and Glossary of Propaganda in the United States, 1996.
3ª Etapa
Realize uma sessão de vídeos com uma das propagandas antigas que marcaram época como: Pipoca com guaraná, Cotonetes Johnson’s, Bala de leite Kids, Pizza com guaraná, provocando comentários, instigando a curiosidade, aguçando a atenção para os detalhes que consagraram essas propagandas. Peça que observem as características, o que eles falam do produto, se usam imagem, se o ponto forte é o discurso ou algum recurso visual, etc.
Em seguida mostre uma propaganda em forma de “Cartaz” e procure saber qual a mais atrativa na opinião deles, explicando que este faz a propaganda de forma mais concisa. Apresente cartazes antigos de propaganda (Kolynos, melhoral, leite ninho, colgate, sonrisal) e, de algumas atuais que estão na mídia.
Fazer o trabalho em grupos de 3 alunos observando e anotando os detalhes e características dos vídeos e dos cartazes antigos observando a estrutura de um e de outro, contextualizando-os no tempo e espaço com uma apresentação oral.
4ª Etapa
Na sequência o professor pode passar um vídeo que fale da influência da TV em nossas decisões e, informar aos alunos, quais as ”FORMAS DE PROPAGANDA QUE O CONSUMIDOR CONFIA MAIS”:
• Recomendações de outros consumidores 78%, Jornais 63%,
• Websites de marcas 60%,
• Televisão 56%,
• Revistas 56%,
• Rádio 54%, Patrocínios 49%,
• E-mail 49%,
• Comerciais antes de filmes (em cinemas) 38%,
• Anúncios em sistemas de busca 34%,
• Banners em websites 26%,
• SMS (torpedos) em celulares 18%.
(Fonte: Nielsen Global Consumer Study). Agora oriente a construção de um gráfico com as informações acima. Se quiser incrementar faça uma enquete com os familiares em cima dos mesmos veículos de comunicação da pesquisa acima e faça uma comparação de dados, e finalize com a construção do gráfico das duas em paralelo.
5ª Etapa
Nesta etapa os alunos produzirão texto de propaganda em cartaz de um evento na sua escola ou outro tema a escolher, lembrando-os que este é mais resumido em suas informações e as gravuras devem estar associadas ao produto que eles vão divulgar. Reserve as produções dos alunos para o DIA DA PROPAGANDA NA ESCOLA.
6ª Etapa
Apresente aos alunos alguns folderes explicando as características deste subgênero que é outra forma de propaganda bastante utilizada. Recebe este nome aqui no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário com dobras. O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então, quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária. Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um maior número de dobras.
Na sequência faça uma atividade de produção de folder sobre a história da escola, seu patrono, fundação, etc.
7ª Etapa
Prepare uma caixa surpresa com o nome de vários objetos (sapato velho e furado, bolsa furada, uma caixa de sapatos vazia, uma bijouteria quebrada, um par de óculos sem lentes, etc.) Divida os alunos em duplas para que elaborem um texto propaganda para vender estes objetos. Ao final, faça uma votação das mais engraçadas, as mais convincentes, as que falaram a verdade sobre o produto, os que mais mentiram ou parcialmente... (Pode-se utilizar uma TV feita de caixa de papelão).
8ª Etapa
Estabeleça um dia para ser O DIA DA PROPAGANDA NA ESCOLA para apresentar às outras turmas, comunidade escolar e pais, as produções dos alunos fazendo a exposição dos cartazes e a apresentação das propagandas na TV.
Avaliação
O professor poderá observar o grau de envolvimento e argumentação dos alunos, a leitura das obras apresentadas, verificar se os alunos apreenderam a diferenciar os gêneros Cartaz e folder de acordo com as características apresentadas; na construção do gráfico com os dados da enquete, na produção de textos de propaganda no “vídeo maluco” nos “cartazes” e “folderes”.


PROPAGANDA EM VÍDEO ANTIGA
Fonte - http://www.youtube.com/watch?v=XCVzgwu7qFg



MODELO DE FOLDER 
Fonte do folder -http://www.flickr.com/photos/sche














MODELOS DE CARTAZES
http://www.locutor.info/CartazesPublicidade.html

2 comentários:

  1. Lili, adorei a sequencia didática que é realmente "didática": segue uma lógica clara na quaol os alunos desenvolvem atividades cada vez mais complexas; aborda mais de um meio de propaganda além de possibilitar um resgate histórico do gênero. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Amei,mais você poderia aumentar a letra!!! XD

    ResponderExcluir

Entre em contato conosco

*
*
*
*
*
contact form faq verification image

Email forms generated by 123ContactForm