26 de março de 2010

Legendas para fotos - Produção de texto

Conteúdo:
- Procedimentos de produção e revisão de textos escritos.
- Características textuais das legendas.
- Reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita.
Objetivos:
- Escrever legendas para fotografias considerando as características textuais e discursivas do gênero.
- Revisar os textos escritos em pequenos grupos ou coletivamente.
Material necessário
Fotografias (ou cópias) de um passeio feito com a turma (duas para cada dupla), materiais que tenham legendas, como álbuns de fotografias, figurinhas, revistas e jornais.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente o projeto e divida a turma em duplas. Combinem, então, a quem as legendas serão destinadas (pais ou outros alunos da escola) e de que forma o álbum circulará depois de concluído. Esclareça as diferentes funções do trabalho em dupla, ou seja, quando um escreve uma parte o outro dita o texto e vice-versa, de modo que os dois tenham o desafio de escrever e ditar.
2ª etapa
Para a turma se familiarizar com o estilo das legendas é preciso observar são escritas. Proponha a leitura de revistas e jornais. Deixe os alunos explorá-los livremente, peça que encontrem legendas parecidas com as que pretendem escrever no álbum de fotos e justifiquem as escolhas. Discuta as características linguísticas: são textos curtos? Descritivos? Diferentes do que encontramos nos contos de fadas? Registre as conclusões.
3ª etapa
Recorte figuras com legenda em fotos de revistas e monte quebra cabeças para fixação da função da legenda.
4ª etapa
Distribua as fotos entre as duplas e proponha a produção oral do texto. Cada grupo dita as duas legendas que gostaria de escrever. Escreva os textos no quadro-negro e faça uma revisão coletiva, considerando o leitor ausente, a clareza do texto, a qualidade da linguagem e a relação com a foto.
5ª etapa
Peça que as duplas escrevam no papel a primeira versão das legendas. Nesse momento, circule pela classe e faça intervenções que ajudem as crianças a pensar sobre a escrita enquanto realizam a tarefa. Sugira que leiam o que estão escrevendo, observem o trabalho do colega, comentem o que ainda falta escrever e verifiquem se o escrito contempla quem ou o que é visto na foto. Tire cópias desse primeiro material produzido e identifique antes da próxima etapa.
6ª etapa
Proponha uma revisão coletiva de metade dos textos. Nesse momento, o objetivo é explicitar os problemas em relação à interpretação das informações por parte dos alunos que não são seus autores. Assim, propõe-se a interação dos autores reais com leitores potenciais. Transcreva no quadro as produções, pedindo que proponham mudanças, justifiquem cada uma delas e avaliem o resultado.
7ª etapa
Separe a outra metade dos textos para uma revisão em pequenos grupos. Devem também ser explicados os problemas de interpretação, porém sem o apoio direto do professor. Eles revisam e selecionam para o álbum.
Produto final: Um álbum de fotos de um passeio da turma, legendado pelas crianças.
Avaliação: Avalie a adequação dos textos produzidos em relação à sua função comunicativa, à sua forma e aos seus aspectos linguísticos, mais a qualidade e a propriedade dos comentários das crianças nas rodas de revisão.
Sugestão das professoras Leoni, Zioleide e Lia, de Faz. Rio Grande: para o trabalho inicial com "Legenda para Fotos". Fazer a introdução mostrando algumas fotos com legenda de revista e jornais. Em seguida, entregue um quebra cabeças confeccionados anteriormente para fixar bem o conteúdo. Vejam fotos de uns dos exemplos que ilustram este post. Parabéns meninas!

Fonte de origem: Nova Escola - Implementação das professoras citadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco

*
*
*
*
*
contact form faq verification image

Email forms generated by 123ContactForm